Comemorações dos 20 anos da Associação Pak - Discurso de Luana e Patricia

Estamos comemorando 20 anos da nossa Associação

Não é fácil definir uma paixão. Por mais que você tente, nunca encontrará palavras que consigam expressar o que realmente você sente... você simplesmente sente. E é esse sentimento que faz a gente sonhar, ir mais longe. Acredito  que a maioria das pessoas aqui saibam do que estou falando, porque sentem a mesma coisa. Hoje aqui, nesta festa estamos celebrando uma paixão. A paixão de um homem por uma arte marcial e que há 20 anos atrás criou uma academia e fez tantos outros se apaixonarem também. Um homem que começou os seus treinos aos 16 anos e mesmo trabalhando de dia e estudando a noite, encontrava tempo para exercitar a sua paixão. Mesmo cansado, se machucando, com a reprovação da mãe no início, provou que só se alcança um objetivo se lutarmos por ele, ainda que literalmente.

A sua dedicação, o seu empenho e sua atitude sempre solícita o colocam como um guia, um mestre, o nosso Mestre Gilmar, que está sempre pronto a nos ajudar a construir, degrau por degrau a nossa escalada, dentro e fora das artes marciais. Mestre Gilmar que com a sua simplicidade e humildade nos incentiva a ir mais longe, nos faz acreditarmos em nós mesmos. E mais importante que ter amigos , é ser amigo, por isso temos orgulho de além de sermos seus discípulos sermos seus amigos também.

Nos ensinamentos que dá, Mestre Gilmar, nos mostra que não importa se fazemos 100 flexões, 1 hora de corrida, 25 rolamentos de frente e mais 25 de costas... tudo isso só nos tornará mais fortes fisicamente... e caráter não é medido pela força do bíceps. Por isso a importância que ele dá para os ensinamentos da filosofia do kung fu e assim entendermos o verdadeiro sentido de ser um shao lin.

Em todos esses anos, alunos e mais alunos se matricularam na academia. Alguns ficaram  pelo caminho, mas continuam nossos colegas, e existem nós, que estamos aqui hoje para celebrar. Companheiros, amigos de treino, amigos de competições, amigos de churrascos, amigos de baladas.... amigos para todas as horas. Amigos, unidos pela mesma paixão,  atrás dos mesmos objetivos, se ajudando e lembrando de que o que importa não são às vezes que caímos e sim às vezes que levantamos e continuamos. Não importa se somos alunos da matriz, das filiais, iniciantes, ou veteranos.... sempre houve e haverá uma união muito forte e um apoio mútuo que não nos deixa desistir diante dos desafios.

Amigos como Flávio e Willians, que hoje aqui se formam depois de muito esforço, treinamento, contusões, muitas alegrias e conquistas. Hoje e sempre, eles serão um  exemplo, um ponto de referência para nós, assim como Mestre Gilmar e Si – Fu Róbson, que se persistirmos, conseguiremos chegar aonde eles chegaram e que num futuro próximo, os formando seremos nós.

Para terminar, temos uma ,mensagem para todos vocês que estão presentes, independente de fazerem kung fu ou não:

“ Querer é poder, viver é lutar

Sem luta não há glória, a honra dá – se ao mérito

Tudo é possível e tempo é matéria – prima

O amanhã é eterno, enquanto há vida, há esperança

A honestidade sempre vence, a união faz a força

Desperte e verá, trabalhe e terá

O pessimista senta – se e lastima – se

O otimista levanta – se e age...

Acreditem e vençam, meus amigos !!!”

 

Luana Rauter e Patrícia Galetti