Comemorações dos 20 anos da Associação Pak - Discurso de Si-Fu Robson NObre

Gostaria de começar o meu discurso falando da academia. Lembro-me muito bem de quando cheguei a Associação Pak Shao lin, em fevereiro de 1994. Ela já existia há dez anos, foi a partir dai que comecei a fazer parte desta maravilhosa família. Quando iniciei meus treinamentos, Mestre Gilmar Já contava com vários alunos bem antigos, isso só fez com que o meu interesse pela academia aumentasse. No início foi difícil fazer amigos, pois os alunos mais antigos não tinham interesse de se relacionar com os mais novos, ainda mais um carioca recém chegado. Com o passar do tempo isso foi acabando e fiz grandes amizades, algumas se perderam, outras mantidas até hoje como exemplo: O mestre Gilmar, Willians, Flávio, Renato, Fernando e outros que talvez vocês não vieram a conhecer. Estas amizades foi o que contribuiu para que eu não voltasse mais para o Rio de Janeiro.

         Eu aprendi muito com a Associação. Agir com: honestidade, justiça, paciência ser compreensível, companheiro e acima de tudo amigo, aprendi a amar mais a minha família e aumentar ainda mais a minha auto estima.

         Durante todos estes anos a associação fez com que muitas pessoas se conhecessem e se tornassem grandes amigas, onde incentiva as pessoas a cuidar melhor do seu corpo, da sua mente, orientando os jovens a fazer sempre o certo e viver com saúde longe das bebidas e das drogas.

         Lembro do meu primeiro campeonato, quando fomos disputar em Santa Isabel. Fomos em cinco pessoas: Eu , Mestre Gilmar, Flávio e outros dois, estávamos em um único carro, o meu fusquinha. Ao retornar para São Paulo pegamos o sentido contrário da Dutra e quando nos demos conta estávamos indo para o Rio de Janeiro e isso ocorreu por volta da meia noite de domingo e nós estávamos desde as oito da manhã no evento, demoramos para achar um retorno e só fomos conseguir chegar em casa depois da uma da manhã onde todos tínhamos que acordar muito cedo para trabalhar, mais mesmo assim a companhia dos amigos fez com que este dia ficasse marcado para sempre.

         Também lembro-me que o mestre estava tendo problemas com alguns camisas amarelas que  estavam devagar nos treinamentos. O mestre tinha desenvolvido um programa de exercício muito forte para lutas de contato, os alunos mais antigos achavam que já sabiam de mais e não deram muita importância para o novo treinamento, então o mestre me ensinou e pediu que começasse a praticá-lo, onde eu ia para academia aos domingos para desenvolvê-lo melhor.

         Após alguns meses ele me colocou para lutar com os camisas amarelas  e eu sendo camisa branca derrotei todos com muita facilidade, provando assim que o treinamento que foi desenvolvido por ele era muito bom e portanto precisavam se dedicar mais aos treinos ao invés de ficar pensando que eles já sabiam de tudo. Foi um momento que ficou gravado na minha vida.

         Hoje vejo a Associação como uma fábrica de grandes homens e mulheres, preparando-os para um futuro promissor, com uma riqueza espiritual incalculável.

         Neste momento gostaria de aproveitar para falar de uma pessoa que contribuiu em muito para meu crescimento profissional, esta pessoa é o mestre Gilmar. Começou seu treinamento com mestre Chen e hoje treina com mestre Chan K Wai, com esses dois mestres ele aprendeu muito e foi o suficiente para desenvolver um programa de treinamento, onde supera qualquer outro tipo executado em qualquer academia.

         Ele sempre me falou que para fazer parte do seu grupo de verdadeiros amigos, precisamos manter uma afinidade de pelo menos 10 anos. Hoje ele me considera um grande amigo e eu o considero o meu segundo pai.

         O vejo, um homem muito inteligente, honesto e a cima de tudo companheiro. Uma pessoa tranqüila.

         Lembro-me do dia em que o mestre me ligou para avisar do falecimento de seu pai, foi um dia de muita tristeza para todos nós, no entanto eu reparei que parecia já estar preparado, manteve-se sempre calmo até no momento de limpar e vestir o corpo do seu pai para o enterro. Neste dia aprendi como é ter uma mente preparada para qualquer ocasião, até mesmo para a morte do seu próprio pai.

         Gostaria de parabenizar e agradecer ao mestre Gilmar pelo grande trabalho que vem realizando na Associação e continue sendo sempre esta pessoa amiga, companheira e vitoriosa.

         Parabéns pelos vinte anos de nossa Associação Pak Shao Lin de Kung Fu.

  Obrigado.

  

Si Fu Robson Nobre