A história de Jet Li  

A História de Jet Li

(Por Mestre Gilmar Dantas - Assoc. Pak Shao Lin de kung fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

jetli1.jpg (6897 bytes)

 

Nome artístico :            Jet Li

Nome em cantonês :    Li Lian Kit

Nome em mandarim:   Li Lian Jie

Nascimento:                26 de abril de 1963

Local:                               Beijing - China  

 

Quando Jet Li tinha sete anos ,seu professor da escola primária, o levou juntamente com outros colegas de classe para conhecerem uma Academia de kung fu Wu Shu na cidade de Beijing, China.

Jet Li ficou maravilhado com o que viu e quando retornou de viagem começou a treinar imediatamente. Todos percebiam o dom natural que Jet tinha para o kung fu Wu-Shu e como era grande sua força de vontade e disciplina nos treinamentos.

Os resultados não tardaram a chegar . Alguns anos depois (de 1974 a 1979) Jet Li já havia conquistado 5 medalhas de ouro no campeonato nacional de kung fu Wu Shu. Jet foi cinco vezes campeão sucessivamente nesse campeonato. Ele fez parte também da primeira equipe oficial chinesa de demonstração do kung fu a visitar outros países . Tendo se apresentado inclusive na casa branca na época do presidente Nixon.

Treinando sempre com vontade e determinação, Jet Li queria mais, muito mais. Ainda na década de 70 Jet alcançou o cobiçado cargo de treinador oficial de kung fu Wu Shu na China. Mas isso ainda não era o suficiente para o determinado Jet.

Finalmente em 1981 veio o grande reconhecimento e Jet Li foi convidado a estrelar o filme SHAO LIN TEMPLE .Na tv brasileira este filme foi exibido com o titulo de O TEMPLO DOS CAMPEÕES; nos cinemas com o titulo de O TEMPLO SHAO LIN. As locações de filmagens foram na província de Ho Nan. Local do verdadeiro templo Shao Lin e onde também foram filmadas as melhores cenas do filme.

jetli.gif (24369 bytes)

O filme foi um grande sucesso mundial e projetou Jet Li como uma grande revelação do kung fu a nível global. Quando de seu lançamento , o filme quebrou records de bilheteria em Hong-Kong, Coréia e bairros chineses de todo o mundo em filmes desse gênero. Segundo informações que tive, o numero de turistas que visitavam o Templo Shao Lin teve um enorme aumento pôr causa desse filme. O governo chinês passou então a cuidar seriamente desse grande potencial turístico . Hoje o Templo Shao Lin é uma das principais fontes de receita com turismo na China. Da noite para o dia Jet Li tornou-se um astro e as pessoas o reconheciam nas ruas ou em qualquer lugar que fosse.

Clique aqui para ver cenas do filme e a grande habilidade técnica de Jet Li

Jet ao chegar em casa, passou então a encontrar filas de pessoas a espera de um autografo ou simplesmente um aperto mão.
E ele sempre atendia a todos na medida do possível. Não tardou e logo Jet Li estava de novo nos sets de filmagem em seu segundo filme. Uma comédia intitulada KIDS FROM SHAO LIN.

KIDS FROM SHAO LIN , não teve o mesmo sucesso que O TEMPLO SHAO LIN, mas teve uma aceitação bastante razoável e uma boa bilheteria.

MARTIAL ARTS OF SHAO LIN O terceiro filme de Jet foi a parte final da trilogia de O TEMPLO DE SHAO LIN. No período de filmagens houve muitos problemas principalmente entre Jet e o diretor Liu Chian. Mas problemas a parte, o filme teve também uma ótima bilheteria e muito boas seqüências de lutas coreografadas.

Jet Li então já bastante famoso nos países asiáticos decidiu dirigir sua própria produção na qual ele era também o ator principal. Seu primeiro filme como diretor BORN TO DEFENSE, com uma história que se passava na 2a guerra mundial , não teve boa aceitação de critica e bilheteria. Jet interpretava um jovem soldado lutador de ringue. O próprio Jet detestou o filme, teve muito prejuízo com ele e ficou muito desapontado com sigo mesmo. Nos 2 anos seguintes Jet tentou exaustivamente conseguir cidadania americana, confiante de que nos Estados Unidos teria muito mais liberdade de expressão para mostrar sua arte e suas idéias. 

jetli3.jpg (13185 bytes)

Já no ocidente participou timidamente de DRAGON FIGHT do diretor Lo Wei, co-estrelado pelo então desconhecido Chow Sing Chi.

Em ONCE UPON A TIME IN CHINA Jet participou ativamente do processo de pré produção e direção O filme foi um enorme sucesso de publico e critica a nível mundial , isso resultou em mais seqüências de ONCE UPON A TIME IN CHINA .

Com muita empolgação, a industria cinematográfica de Hong- Kong passou a ver com outros olhos os filmes de kung fu tradicional que estavam a muito esquecidos; e é claro, o nome de Jet Li sempre estava no topo das listas de prioridade para essas produções.

Todos eram unânimes em afirmar que Jet deveria fazer SWORDSMAN 2 INVINCIBLE DAWN . Quando o filme foi lançado em Taiwan foi exibido em 86 cinemas.

jetli.jpg (11345 bytes)

1993 seria o grande ano para Jet Li. Ele montou sua própria companhia de produção e produziu o fabuloso FONG SAI YUK. Jet havia novamente conseguido um grande sucesso, e a seqüência FONG SAI YUK 2 , foi feita. Embora agradável essa seqüência não agradou tanto quanto o filme anterior. Entre esses dois filme Jet participou de uma co-produção com os irmãos Heung em "Mister Dragon in god of gamblers", com direção do rei da comédia Wong Jing ( Jackie Chan's Drunken e Snake in the eagles shadow). Uma mistura bem feita entre comédia e kung fu.

As cenas de lutas foram dirigidas pelo veterano Yuen Woo Ping ( Jackies Chan's DRUNKEN MASTER e SNAKE IN THE EAGLE'S SHADOW).

Em seu filme seguinte , TAI CHI MASTER, Jet convidou novamente Yuen Woo Ping para cuidar da direção onde ele representou Chang San Fong o verdadeiro criador do Tai Chi (Taiji). Em 1994 viria então kung fu CULT MASTER com o fabuloso Samo Hung. Nos últimos anos Jet tem trabalhado bastante. Em 1995 chegou a realizar 5 filmes, entre eles uma versão do clássico Fist of Fury (do inesquecível Bruce Lee) onde Jet tem um desempenho brilhante.

Este filme causou tão boa impressão em Quentin Tarantino (famoso diretor americano), que ele acabou comprando os direitos para exibição e distribuição nos Estados Unidos.

Jet faria ainda muitos filmes chamados:" gênero de ação em dias atuais".

Como : BODYGUARD FROM BEIJING, MAY FATER IS A HERO , HIGH RISK e DR WAI IN 'THE SCRIPTURES WITH NO WORDS.

Em 1998 seria novamente um ano muito importante para Jet Li .

jetlee.jpg (25728 bytes)

jetli2.jpg (8338 bytes)

Convidado a participar de MAQUINA MORTÍFERA IV ao lado dos super-astros de Hollywood, Mel Gibson e Danny Clover, Jet confessou que sentiu um certo frio na barriga ao imaginar-se em Hollywood trabalhando com os melhores do mundo na arte cinematográfica   e contracenando com atores de tamanha fama. Mas para ele seria a grande chance de sua vida e não poderia haver falhas. Jet trabalhou exaustivamente nas sequencias de luta que faria e as pessoas nos set's de filmagem ficavam impressionadas ao verem a habilidade e vigor físico de Jet.

Depois de prontas as cenas todos ficaram muito satisfeitos com os resultados finais. Apesar de não ter tantas sequencias de lutas, o filme foi bem de bilheteria e critica e ficou marcado pela boa participação de Jet Li como o maldoso vilão do filme.

Com a carreira internacional em alta Jet começou a ser convidado para grandes projetos cinematográficos como:

 -O Reino Proibido [ The Forbidden Kingdom - 2008], com o amigo Jackie Chan.

 -A Múmia 3 - Tumba do Imperador Dragão [ The Mummy 3: Tomb of the Dragon Emperor - 2008]

- Os Mercenários [ The Expendables - 2010]. Uma grande produção e com um grandioso elenco de astros do cinema mundial. O filme foi dirigido e estrelado por Sylvester Stallone. No elenco outros nomes bem famosos do cinema de ação como Jason Statham e Dolph Lundgren. O filme contou ainda com as participações especiais de Bruce Willis,  Arnold Schwarzenegger e Mickey Rourke. Nem mesmo o próprio Jet Li imaginava que um dia participaria de um filme como esse. Com todos esses super-astros reunidos.

 

Jet Li juntamente com Jackie Chan, são atualmente os dois maiores astros chineses do cinema. Seus filmes são exibidos pelos quatro cantos do mundo e a popularidade dos dois nunca esteve tão alta em suas carreiras.

Jet Li esta atualmente casado com Nina Li Chi com quem tem 2 filhos e ele tem mais 2 filhos de seu casamento anterior.

 

Texto: Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org

(Arquivos da Assoc. Pak Shao Lin de kung fu )

 

Veja agora a filmografia de Jet Li

SHAOLIN TEMPLE (1982)-  Uma história de época no lendário Templo Shao Lin

SHAOLIN TEMPLE 2: KIDS FROM SHAOLIN (1984)  - Seqüência

SHAOLIN TEMPLE 3: MARTIAL ARTS OF SHAOLIN (1986) - Seqüência

BORN TO DEFEND (1987) - Como ator e diretor - História de um soldado lutador

durante a II guerra mundial.

DRAGON FIGHT (1988)-  Co-estrelando Chow Sing Chi

ONCE UPON A TIME IN CHINA (1991)-  História em período épico

THE MASTER  ( WONG FEI HUNG '92) (1992)

ONCE UPON A TIME IN CHINA 2 (1992)

SWORDSMAN2: INVINCIBLE DAWN (1992)Tradicional kung fu

ONCE UPON A TIME IN CHINA 3 (1993)

SWORDSMAN 3: EAST IS RED? (1993)

FONG SAI YUK (1993)

LAST HERO IN CHINA (1993)Uma combinação de kung fu com comédia

FONG SAI YUK 2 (1993)

TAI CHI MASTER (1993)  - Jet Li é Chang San Fong: criador do Tai Chi (Taiji)

KUNG FU CULT MASTER (1994) - Com Samo Hung

BODYGUARD FROMN BEIJING (1994)Ação em dias atuais

NEW LEGEND OF SHAOLIN (1994)

FIST OF LEGEND (1995) - "Lutar ou Morrer" - Um remake de Fist of Fury (Fúria do Dragão) de Bruce Lee

MY FATHER IS A HERO (1995)  - Ação em dias atuais

HIGH RISK (1995)  - Ação em dias atuais

THE ADVENTURERS (1995)

BLACK MASK (1996) - Ação em dias atuais

ONCE UPON A TIME IN CHINA VI (1997)

HITMAN (1998 ) - Diretor Wei Tung

LETHAL WEAPON IV - Máquina Mortífera 4 ( EUA - 1998 ) - Filme de ação americano em dias atuais com : Mel Gibson e Danny Clover

ROMEO MUST DIE - "Romeu tem que morrer" - (EUA-2000) - Direção Andrej Bart  Kowiak

2001

2002

2003

2005

Para informações atualizadas sobre Jet Li,  visite os  links abaixo

Site Oficial do Jet Li

https://www.facebook.com/JetLi/

Texto -  Mestre Gilmar Dantas (Arquivos da Assoc. Pak Shao Lin de kung fu)
www.pakshaolin.org