|
Os alimentos que
curam e reforçam suas defesas
A
lista de supermercado diz muito mais sobre a sua
saúde do que dez diagnósticos médicos. Para evitar problemas de coração, intestino e
até de pele, que tal esvaziar esse carrinho e começar de novo com as nossas sugestões?
Molho de tomate, mel, laranja,
batata-doce... Parece uma lista de supermercado, certo? Nem sempre. Para muitos
pesquisadores, é o começo de uma revolução que pode transformar sua geladeira na
farmácia do futuro. O que está impressionando os médicos é a descoberta de que
compostos de certos alimentos podem atacar problemas específicos, como acne, infecções
vaginais, câncer... e talvez até retardar o envelhecimento. Há ainda evidências de que
esses nutrientes são, inclusive, mais potentes a longo prazo do que remédios prescritos.
A seguir, alguns que podem aliviar diversos tipos de mal-estar.
À
moda italiana, para o bem do coração
Não há dúvidas: vários alimentos típicos da culinária da mamma são benéficos para
a saúde do coração, como explica a nutricionista Mônica Beyruti, de São Paulo: molho
de tomate A façanha fica por conta do licopeno, pigmento vermelho que atua como
antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular. Uma pesquisa feita em 1997 com europeus
constatou que o alto consumo de licopeno reduz à metade o risco de um ataque cardíaco.
RECOMENDAÇÕES Embora o licopeno seja originário do tomate, no
molho sua concentração é maior. E -- sorria -- é menos calórico que os demais: 1
colher de sopa de molho caseiro tem 10 calorias; enquanto a mesma quanti-dade do rosê,
135 calorias; e a do roquefort, 45 calorias.
Azeite de oliva
Rico em gordura monoinsaturada (que abaixa o colesterol), diminui a incidência de doença
cardíaca e câncer. É uma ótima alternativa aos ácidos graxos contidos na margarina e
à gordura saturada da manteiga. RECOMENDAÇÕES Mesmo sendo bom
para o coração, o azeite de oliva é um tipo de gordura, portanto, não abuse. Use 1
colher de chá para temperar a salada e prefira consumi-lo sem cozimento, para não
alterar suas propriedades.
Alho
Indicado para diminuir o
"mau colesterol", controlar a pressão sanguínea e prevenir coágulos nas
artérias. Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade Tulane, nos EUA,
revela: a alicina e o dialil disulfide, substâncias presentes no alho, combatem esses
problemas.
RECOMENDAÇÕES O ideal é ingerir o alho cru. Se essa idéia causa
arrepios, jogue o alho nos últimos minutos de preparo de um prato para preservar suas
propriedades. Consuma dois dentes três vezes por semana.
Sorria! O bom humor entra pela boca
Para levantar o astral e melhorar a disposição (sem engordar), algumas sugestões da
nutricionista Anita Sachs, professora-assistente de Nutrição do Departamento de Medicina
Preventiva da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo:
Suco de frutas
Energéticos e gostosos, aumentam a taxa de glicose no sangue, devolvendo o pique e o
bem-estar.
RECOMENDAÇÕES Tome um copo quando se sentir cansada ou se o intervalo entre as
refeições for grande.
Carne
Ideal para combater a depressão, o ácido fólico está presente na carne de vaca e na de
frango.
RECOMENDAÇÕES Um bife médio por dia.
Mel
Antes de deitar, pode garantir bons sonhos. É que o triptofano aumenta os níveis
de serotonina, um mensageiro químico cerebral que deixa você mais relaxada.
RECOMENDAÇÕES Uma colher de sopa por dia.
Castanha-do-pará
Fornece selênio, mineral que
evita a fadiga. De acordo com um estudo feito em 1997 pelo Departamento de Agricultura dos
Estados Unidos, uma dieta rica em selênio melhora o humor em quinze semanas.
RECOMENDAÇÕES Compre a castanha-do-pará com casca para garantir um conteúdo
máximo da substância. Saboreie uma unidade (100 microgramas) por dia.
O bufê da beleza está na mesa
Conheça os benefícios de quatro importantes alimentos, na opinião da nutricionista
Patrícia Bertolucci, consultora da equipe do São Paulo Futebol Clube:
Batatas-doces
Recheadas com vitamina A, contribuem para que sua pele fique macia e sedosa.
RECOMENDAÇÕES Duas por semana.
Queijos fortes
Os tipos cheddar, suíço, e
gouda previnem cáries, já que bloqueiam a bactéria existente na boca, impedindo a
produção dos ácidos que corroem os dentes.
RECOMENDAÇÕES Uma ou duas fatias por dia.
Algas
As algas marinhas, por serem ricas em minerais, ajudam unhas fracas e quebradiças a
crescerem, além de apagar manchas. A nori, alga utilizada na confecção de sushi,
elimina bactérias. A wakame destrói coágulos.
RECOMENDAÇÕES O mineral iodo tende a agravar a acne.
Germe de trigo
Tem se revelado eficaz no tratamento de cravos,
espinhas, cistos e cicatrizes, por ser rico em zinco.
RECOMENDAÇÕES Para obter mais sabor, adicione uma colher de sopa ao seu iogurte
ou cereal.
Reforços para o sistema imunológico
Aqui, um menu mais do que especial, elaborado pela nutricionista paulista Mirtes
Stancanelli, especialista em Fisiologia do Exercício, para lutar contra qualquer inimigo:
Iogurte
Um pote por dia afasta as infecções ginecológicas. O ingrediente mágico? Lactobacilos
acidófilos, um composto das bactérias que estimulam a produção de gamma-interferon,
substância ativa do sistema imunológico que também reduz a gravidade das alergias.
RECOMENDAÇÕES Beba 1 xícara por dia. Entre o desnatado (sem gorduras) e
o de baixas calorias (com menos gordura), opte pelo segundo, que tem culturas de
bactérias.
Escarola
Com alto teor das vitaminas A, B2 e B5, além de ferro e cálcio, aumenta a resistência a
infecções, protege os aparelhos digestivo, respiratório e urinário.
RECOMENDAÇÕES Um prato de sobremesa por dia.
Cebola
Auxilia na luta contra
infecções e protege o intestino contra vermes. Tudo isso, graças à presença de
fósforo, ferro, cálcio, e das vitaminas C e do complexo B.
RECOMENDAÇÕES Coloque duas fatias na salada ou em outros alimentos enquanto
estiverem cozinhando.
5 superalimentos
As cinco nutricionistas ouvidas nesta reportagem elegem cinco superalimentos que não
podem faltar na dieta:
Pão integral
É rico em cálcio, fósforo e selênio, além de ferro, potássio, magnésio, cobre,
zinco e vitaminas do complexo B. Seu alto teor de fibras favorece o funcionamento
intestinal. "O pão integral leva vantagem sobre os refinados por preservar mais
nutrientes", diz a nutricionista Partrícia Bertolucci, de São Paulo.
RECOMENDAÇÕES Coma de duas a três fatias por dia.
Peixe
A maioria traz epa, um composto que exerce efeito protetor contra doenças cardíacas. Os
de regiões frias, como o salmão e o atum, contêm ainda ômega 3, substância que
controla o colesterol. Todos os peixes possuem, também, potássio, cálcio, vitaminas e
proteínas. "Recomendo porque tem poucas calorias e gordura, além de ser muito
nutritivo", garante a nutricionista Mônica Beyruti.
RECOMENDAÇÕES De uma a duas vezes por semana.
Beterraba
Ótima fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Traz ainda minerais como sódio, que
evita a perda excessiva de líquidos; potássio, necessário à atividade muscular; zinco,
essencial aos tecidos cerebrais; e magnésio, que regula as funções musculares e
nervosas. "É também indicada para anêmicos (por conter ferro) e para quem tem
problemas intestinais (exerce efeito laxante)", diz a nutricionista Mirtes
Stancanelli.
RECOMENDAÇÕES Uma beterraba média, uma vez por semana.
Laranja
"Composta por vitamina C e potássio, tem efeito antioxidante e aumenta a
resistência imunológica", diz Anita Sachs, da Universidade Federal de São Paulo.
RECOMENDAÇÕES Utilize a fruta de duas a três vezes por semana, de
preferência, logo após um alimento que contenha ferro. É que a vitamina C auxilia sua
absorção.
Espinafre
"Tem efeito cinco em
um", afirma Selva Motta Fierro, apresentadora do programa Cozinha Maravilhosa Light,
da TV Bandeirantes. É rico em betacaroteno (que combate o envelhecimento), ácido fólico
(necessário à química cerebral), fibras (estimulam o funcionamento intestinal), cálcio
(fortalece os ossos) e ferro (responsável pelo transporte de oxigênio no sangue).
RECOMENDAÇÕES Uma xícara do vegetal cozido por semana.
Mais armas para prevenir tumores
Sem dúvida, alguns alimentos podem proteger o organismo contra a formação de tumores.
As informações são da nutricionista Ana Lúcia Mendonça, da Coordenação Nacional de
Controle de Tabagismo e Prevenção Primária do Inca (Instituto Nacional do Câncer):
Soja
Estudos recentes afirmam que um de seus fitocomponentes, o genistein, pode prevenir o
câncer de mama por ser capaz de reduzir os níveis de estrogênio no sangue.
RECOMENDAÇÕES Uma porção de grãos de soja ou de derivados, como leite ou
queijo, duas vezes por semana.
Repolho
Os vegetais crucíferos (repolho, brócolis, couve-flor, couve e couve-de-bruxelas)
possuem indol-3-carbinol, composto que parece reduzir o estrogênio, e outros
fitoquímicos que inibem a proliferação de células malignas.
RECOMENDAÇÕES De duas a três vezes por semana.
Uvas vermelhas
Na casca dessas uvas encontra-se
resveratrol, potente inibidor do câncer. Um estudo recente realizado nos EUA, em 1997,
constatou que o composto pode barrar a reprodução das células pré-cancerosas.
RECOMENDAÇÕES: A substância é encontrada no suco de uva e no vinho tinto, só
que em menores quantidades.
Chás
O chá verde chinês e o chá preto têm polifenóis, que impedem a ação dos genes
causadores de câncer.
RECOMENDAÇÕES Uma pesquisa realizada em 1996 concluiu que a mulher
que bebe, por dia, duas xícaras do chá preto inglês tem redução de 60% no risco de
câncer.
Frutas e vegetais
Amarelos e alaranjados O pimentão, a abóbora e a manga são ricos em betacaroteno,
antioxidante que protege as células contra o envelhecimento.
RECOMENDAÇÕES A melhor forma de prevenir o câncer é comer cinco porções
diárias de frutas, verduras e legumes.
(Associação Pak Shao Lin de kung fu - Fonte : Revista Nova
- Reportagem: Cristina Nabuco)
|