A história de grão mestre Chan Kowk Wai
Grão mestre Chan k. Wai

GRÃO MESTRE CHAN KOWK WAI

<< Nascido em uma pequena vila da cidade de Cantão ao sul da China no dia 3 de abril de 1934, mestre CHAN aos 4 anos de  idade já demonstrava interesse pelo Kung Fu wu shu. Ele assistia às escondidas as aulas de um professor da aldeia,  que ministrava suas aulas para apenas algumas pessoas. O pequeno CHAN após observar secretamente retirava-se para algum canto e começava a imitar os gestos que tinha visto.    Numa das vezes em que praticava suas "formas", o pequeno  CHAN foi descoberto pôr um aluno do professor da aldeia.  Levado até este professor, o pequeno CHAN não foi repreendido, mas sim convidado a mostrar o que aprendera. Admirado com sua capacidade técnica incomum para crianças de sua idade, o professor abriu uma exceção as suas rígidas regras, admitindo o garoto como seu aluno. Assim aos 4 anos de idade, iniciou seus estudos de WU SHU no estilo CHOY LI FAT ( TIGRE ), sob orientação de mestre CHAN CHEOK. SING. 

Durante 10 anos continuou a treinar com mestre SING, até que devido a problemas políticos na China Continental e início da republica popular da China liderado pelo partido comunista, precisou mudar-se com a família para Hong Kong. Uma vez em Hong Kong, visando dar continuidade em seus treinamentos, procurou MA KING FONG, mestre no estilo LUO HAN , com quem continuou seus estudos.  O estilo LUO HAN é uma das mais importante escolas externas do norte da China e possui suas raízes firmadas na escola do mosteiro de Shao Lin do Norte.

Um fato muito importante ocorreu em sua estada em Hong Kong. O grande mestre YIM SHEUNG MO, que também precisou mudar-se da China Continental, hospedou-se na casa da família do jovem CHAN.

chantigpe.jpg (19322 bytes)

<<  Mestre Chan demonstrando técnica do Tigre

Lá o mestre Yim estabeleceu sua nova escola e o jovem Chan inicio-se em Shao Lin do Norte, dedicando-se exclusivamente aos seus treinamentos. Conquistou assim a confiança do mestre Yim, que o tornou seu herdeiro em Shao Lin do Norte. Pôr intermédio do grande mestre YIM SHEUNG MO, CHAN foi apresentado aos melhores mestres do seu tempo, dos principais estilos de Kung Fu Wu Shu, dos quais também tomou-se professor. Desta forma foi com o grande mestre WONG HON FAN que aprendeu o Louva Deus Sete Estrelas. Pôr sua extrema habilidade mestre FAN ficou conhecido como o "Rei do Louva Deus", que pôr sua vez foi aluno de LO KWONG YUK, e ainda o médico, grande mestre e herdeiro da mais pura linhagem do HUNG SING CHOY LI FAT de FAT SAM, mestre YAN YOU CHIN.

Mestre  Chan demonstrando técnica do Dragão >>>>>>

Com isso ao longo de sua permanência na China, mestre CHAN aprendeu inúmeros estilos, os quais dominava com perfeição. E além da habilidade de manusear inúmeras armas, algumas até desconhecidas da grande maioria dos artistas marciais, possuia também um profundo conhecimento de CHI KUN marcial e o SIU CANT SON integral.
O SIU CANT SON integral, ou método dos "Pequenos Sinos de Ouro" ou "Sininhos de Ouro", é um poderosíssimo método de cultivo e domínio da energia vital. Pode ser usado para uso em combate ou na arte da cura, combinado a digito pressão. Sendo responsável pelo poder da famosa técnica da "Palma de Ferro". Após estudar mais de 10 anos com o grande YIM SHEUNG MO, CHAN K. WAI mudou-se para o Brasil em meados de 1960, vindo morar na cidade de São Paulo.

chcndrag.jpg (16417 bytes)

Participou da formação do Centro Social Chinês, onde ministrou cursos de kung fu wu shu durante 12 anos. Também ministrou cursos de kung fu wu shu pôr aproximadamente 7 anos na USP, e no clube pinheiros.

Em 1972 fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu / Wu Shu. Atualmente a Academia Sino Brasileira é matriz de inúmeras academias espalhadas pôr todo o território brasileiro, agrupados sob a forma de Associação Sino Brasileira de Kung Fu / Wu Shu.

Também existem professores formados pelo mestre CHAN e que estão ensinando em outros países (Espanha, Estados Unidos, Argentina e Chile ).

Mestre CHAN foi um dos fundadores da Federação Paulista de Kung Fu Wu Shu, e o primeiro presidente da Confederação Brasileira de Kung Fu Wu Shu, que ajudou a criar e organizar.

No dia 17 de janeiro de 2022, aos 87 anos de idade, mestre Chan faleceu devido a complicações nos pulmões e sistema respiratório. Ele lutou bravamente contra a doença, durante os últimos anos de sua vida.

O mundo do kung fu perdia assim umas de suas figuras mais ilustres.


Veja também:

*Em 2004, a "World Convencion of  Wu shu  &  Kung Fu Masters of the Century"  homenageou nosso Grão Mestre Chan K. Wai;  com o titulo de mestre com 10º Grau em kung fu. A solenidade foi realizada na cidade de Vancouver no Canadá. Até o ano de 2004, somente mestre Chan e mais 4 mestres no mundo possuiam tal titulo. Já no Brasil mestre Chan preparou uma grande festa para comemorar esse momento tão marcante em sua vida. Ver a reportagem completa!

*Em 2010 mestre Chan comemorou os 50 anos de ensino do kung fu aqui no Brasil >> Ver o vídeo

*Em 2013 mestre Chan comemorou seus 80 anos com uma grande festa >> Ver vídeo

*Em 2017 mestre Chan comemorou Bodas de Ouro com sua esposa, a Sra. Wai Ching Chan >> Ver vídeo

 

 

Imagens dos arquivos da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu


Texto da biografia: Academia Sino-Brasileira de Kung Fu - www.academiasinobrasileira.com.br

Revisão mestre Gilmar Dantas (Publicação autorizada)