Associação Pak no Anime Friends

Público lota o Anime Friends

Os seis dias de Anime Friends 2007 (14, 15, 18 a 22 de julho) superou a expectativa de 70 mil pessoas e contou com a presença de muitos cosplayers e fãs de anime, mangá e cultura pop, em geral. Logo de manhã, a fila era bem grande e animação não faltava aos jovens de várias idades e regiões do país. Alguns esperavam a abertura dos portões jogando baralho, ouvindo música e, o que era de se esperar, lendo mangás. Nesse tempo, já era possível admirar ou rir dos cosplayers, mas muitos deles se aprontariam apenas lá dentro e, por isso, carregavam malas e bolsas na rua.

Depois do show do Pato Fu, ânimo era o que não faltava para os jovens. Cansaço? Naquele momento eles nem sabiam o que era isso. Todos aguardavam, com paciência, diga-se de passagem, o início do desfile de 22 cosplayers de todas as regiões do país.   Um pouco de desorganização, mas que não tirou o entusiasmo de ninguém.

Cosplay é abreviação da palavra "costume player" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar) e surgiu nos Estados Unidos na década de 70. Rapidamente, a moda se espalhou ao redor do mundo e se tornou uma tradição no Japão. Muitos se encontram em eventos vestidos com seus personagens favoritos de animes e mangás e também de filmes e livros. Mais do que isso, ele também incorpora a personagem e detalhes do personagem. Geralmente, eles próprios confeccionam seus trajes ou mandam para lojas especializadas conhecidas como Cosplay Stores.

Aqui no Brasil, os cosplayers se popularizaram a partir de eventos de RPG e Jornada das Estrelas, no final da década de 80. Há grandes convenções onde muitos cosplays desfilam e posam para fotos e, além disso, existem competições com direito à prêmios aos vencedores. Clima de rivalidade não existe nesses famosos encontros, muito pelo contrário, são eventos bastante descontraídos que unem amantes de anime, mangá e cultura pop.

Durante todo o evento, as áreas mais lotadas eram os estandes que vendiam mangás, camisetas, acessórios e enfeites, as áreas de games em geral e os três palcos onde aconteciam as apresentações de bandas, cosplay e karaokê. Além disso, o evento oferecia oficinas de origami, mangá, estúdios de dublagem, salas para exibição de vídeos, de RPG e temáticas também. A Associação Pak Shao Lin, foi convidada para estar mostrando um pouco da arte marcial chinesa nesse evento. Si-fu Willians Correia (foto de preto) foi o nosso organizador e preparou uma bonita sala com temática focada no kung fu e na Associação Pak Shao Lin.

 << Da esq. - Si-fu Flavio Dantas, Mestre Gilmar Dantas, Si-fu Robson Nobre e Si-fu Willians Correia.

     


 

Mestre Gilmar Dantas deu uma palestra aos presentes enfatizando os grandes benefícios que o kung fu traz as pessoas de um modo geral. Si-fu Flavio Dantas  e Si-fu Robson Nobre, deram depoimentos também falando sobre como essa arte marcial é importante para uma boa formação física e mental dos jovens.

Na Associação Pak Si- fu Willians Correia é o  criador e coordenador de um projeto que foi denominado "Grupo Especial". Esse grupo composto por alunos e alunas da academia, faz demonstrações mesclando técnicas marciais de  kung fu tradicional e performance teatral. O público lotou o espaço e aplaudiu muito  a apresentação da nossa equipe.