Os estilos que ensinamos
Pak Siu Lam Mun Kuen (Estilo Shao Lin do Norte)

(Bei Shao Lin Men Quan)

Um dos estilos mais famosos e conhecidos, o Shao Lin Norte foi criado a partir de técnicas desenvolvidas dentro do Mosteiro Budista de Shao Lin.

Fundado em 495 pelo Imperador Xiao Wen (471 a 500), o mosteiro de Shao Lin foi construído bem próximo a uma floresta (Shao = jovem; Lin = floresta) no sopé da montanha Song, na província de Henan, entre as cidade de Zhengzhou e Luoyang (antiga capital do império chinês), ao norte do Rio Amarelo (Huang He).

O primeiro abade foi o monge indiano Badhra (Batuo), e o único propósito do mosteiro de Shao Lin era de se tornar o mais importante centro para o estudo, desenvolvimento e ensino do budismo em toda a Ásia. Considerado também como centro de peregrinação, o mosteiro de Shao Lin recebeu monges budistas de toda a Ásia (Índia, Ceilão, Pérsia).

No que diz respeito às artes marciais chinesas e o mosteiro de Shao Lin, existem muitas lendas; a mais conhecida é da passagem do monge Bodhidharma (Damo) pelo mosteiro. Vigésimo oitavo patriarca do budismo Mahayana (Grande veículo) e primeiro patriarca do budismo Chan (Zen), Bodhidharma nasceu no Ceilão, dentro de uma família nobre, converteu-se ao budismo e mais tarde tornou-se aluno de Prajnatara. Bodhidharma chegou a China em 475, peregrinou por diversos templos ao sul e recolheu-se ao mosteiro de Shao Lin, por volta de 520, para substituir o então abade Bodhiruci.

 Bodhidharma ensinou aos monges de Shao Lin os primeiros exercícios respiratórios para aumentar a resistência física e concentração exigidas pelos longos períodos de meditação. Alguns afirmam que mais tarde estes exercícios, combinados a técnicas de combate praticadas na região dariam início as primeiras formas de arte marcial de Shao Lin.

Infelizmente existe muita dúvida e confusão em relação às origens dos estilos de kung fu, e muitos falsos mestres e professores traçam a linhagem dos seus estilos para dentro de Shao Lin.

Para esclarecer isto, existe apenas um único mosteiro de Shao Lin. Apesar de existirem muitos outros estilos de arte marcial chinesa, dos quais alguns até derivaram de Shao Lin, não existiu ou existe nenhum estilo com denominação de Shao Lin do Sul; houveram outros mosteiros budistas na China, ao sul do Rio Amarelo, que desenvolveram outros estilos de arte marcial independente das desenvolvidas em Shao Lin, como por exemplo o mosteiro de Fujian (Fukien).O estilo se divide em formas de mãos e armas, perfazendo um total de onze formas de mão e mais de vinte e cinco armas diferentes, cada uma com uma ou duas formas aproximadamente. Suas características marcantes são ataques longos e curtos, de mãos e principalmente de pés, cotovelos, rasteiras e quedas, sendo considerado o mais completo de todos os estilos de arte marcial chinesa.

 

 

Texto André Mattos 
Fonte: www.academiasinobrasileira.com.br
Publicação autorizada

(Imagens dos arquivos da Associação Pak Shao Lin)