|
Choy Li Fat Kuen
- (Cai Li Fo Quan)
Originário
do Sul da China, este estilo foi criado por volta
do século XIX por Chan Heung (Chen
Xiang), nascido em 1806 na aldeia de King
Mui, província de Sun Wui, Cantão.
Chan Heung inicou o seu aprendizado com o seu tio, Chan Yuen Wu, que
fora aluno dos monges do mosteiro de Fukien (Fujian), com quem treinou
por dez anos.
Aos dezessete anos de idade, seu tio o apresentou ao mestre Li Yau San,
que também fora aluno do mosteiro de Fukien e herdeiro dos conhecimentos
do monge Li Shi Kai, representante do estilo Li Gar e um dos sobreviventes
da destruição do mosteiro de Shaolin em 1736.
Após cinco anos de aprendizado com Li Yau San, Chan Heung foi apresentado
a Choy Fok, monge sobrevivente da destruição do mosteiro de Fukien. Chan
Heung foi aceito como aluno e aprendeu com Choy Fok conhecimentos de
budismo, meditação, medicina tradicional, chi kung e por fim as técnicas
marciais de Fukien. |
|
Numa
demonstração de força, o monge Choy Fok pediu a Chan Heung que
deslocasse uma grande pedra com um chute - Chan Heung conseguiu
o feito mas Choy Fok foi mais longe e partiu a pedra de mais de
cem quilos em duas ... Retornando a sua cidade natal, Chan Heung
recopilou todos os 23 anos de aprendizado num único estilo; O nome
do novo estilo se originou da união dos sobrenomes dos seus mestres,
Choy (Choy Fok) e Li (Li Yau San); a palavra Fat (Buda) foi dado
em homenagem aos monges responsáveis pelo desenvolvimento de muitos
estilos de arte marcial chinesa. Junto com sua escola, Chan Heung
abriu uma clínica médica para cuidar dos doentes menos favorecidos
da região. |
Existem dois
ramos da escola Choy Li Fat; o Hung Sing (Xiong
Sheng), ramo original de Chan Heung difundido e praticado
em todo o mundo até hoje e o Bak Sing (Bei
Sheng), modificado por Chan On Par (Chen
An Bai) e que ganhou notoriedade na década de 20 através
de Tam Sam (Dan
San).
Composto por movimentos combinados de chutes e socos, rápidos, fortes e curtos,
e alguns até simultâneos, a característica singular do Choy Li Fat são as bases
baixas e técnicas de ataques e defesas de muita eficiência e objetividade. O
estilo Hung Sing possui dez formas de mãos-livres e o Bak Sing três formas de
mãos-livres. As armas do estilo são : bastão, bastão-pescador, facão, facas-borboleta,
tridente, san tchi kwan, leque, gan e banco. |
|
|
Texto
André Mattos
Fonte: www.academiasinobrasileira.com.br
Publicação autorizada
(Imagens
dos arquivos da Associação Pak Shao Lin) |
|
|
|
|