A águia e o falcão
Conta uma antiga lenda de uma tribo americana, os Sioux, que um jovem guerreiro e sua linda namorada, também muito jovem, resolveram casar e foram então pedir conselhos ao grande ancião chefe da tribo. Assim era a tradição, os casais da aldeia sempre buscavam na sabedoria dos mais velhos, conselhos para se ter um casamento feliz. Diante do velho ancião, o jovem guerreiro foi logo dizendo:
- Grande chefe e sábio ancião, estou loucamente apaixonado por essa mulher aqui, ela é a mulher com quem quero viver toda a minha vida, não conseguiria viver sem ela.
Na vez de a jovem falar, disse o mesmo sobre o jovem guerreiro e completou:
- Grande ancião quero também ter muitos filhos e morrer velhinha ao lado do meu amado aqui. Eu daria a minha vida por ele se preciso fosse.
Por fim, perguntaram ao ancião, o que eles teriam que fazer para que essa união durasse uma vida inteira, com amor e felicidade.
O chefe ficou pensativo, em silêncio por alguns minutos e respondeu:
- Vocês terão que me provar que todo esse amor não é algo somente dito da boca para fora. Depois darei meu conselho.
- E como faremos isso? Indagou o jovem casal surpreso.
E o ancião respondeu:
- Vocês farão uma jornada e trabalharão juntos para cumprir uma tarefa que não será muito fácil. Você jovem guerreiro, deverá capturar e me trazer, uma águia viva e em perfeitas condições. E você linda jovem, me trará um falcão em iguais condições.
Mesmo achando muito difícil a tarefa, o jovem casal partiu na tentativa de realiza-la. Alguns dias depois voltaram orgulhosos por terem cumprido bem a missão.
Diante novamente do chefe ancião, mostraram as aves. Majestosas, bonitas e em perfeitas condições. Disseram a ele que foi um trabalho muito difícil captura-las. E o jovem guerreiro disse:
- Acho que nós compreendemos o que o senhor quer nos ensinar. Que devemos conquistar nossos objetivos juntos e enfrentar as dificuldades um apoiando o outro.
O ancião sorriu e disse:
- Certamente que um casal precisa ter união para conquistar seus objetivos e enfrentar as dificuldades da vida, mas meu conselho não é esse, e é bem mais importante. Eu vou lhes mostrar agora. Tragam as aves e venham comigo.
Chegando então no alto de uma pequena montanha próxima da aldeia, o ancião solicitou que cada um pegasse e segurasse sua ave a qual tinha capturado.
O velho chefe pegou uma pequena corda fina e amarrou as pontas nas patas das aves, e pediu para solta-las. As aves percebendo que estavam livres, correram rapidamente na tentativa de alçar voo no alto da montanha. Como estavam ligadas pela corda, não dava para voar. Elas tentavam de todo jeito, mas não conseguiam. Irritadas começaram a se atacar mutuamente, com bicadas e patadas até se machucarem.
Então, o velho ancião cortou a corda, e as aves alçaram rapidamente voo rumo ao céu e a liberdade.
E disse o ancião:
- Esse é o meu grande conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, desamarrem-se primeiro, para que possam voar e serem felizes juntos. Sempre respeitem a individualidade um do outro.
(Antiga lenda dos Sioux, tribo indígena americana)