O Sanda, também conhecido como Sanshou, é uma modalidade de luta esportiva do kung fu que combina técnicas utilizando socos, chutes, luta agarrada, quedas e arremessos. É um esporte de contato bastante completo e que vem se popularizando no mundo.
No Sanda competitivo o objetivo principal é tentar nocautear o adversário rapidamente para que a luta não se prolongue para outros rounds. Como isso nem sempre é possível, os competidores podem tentar outras estratégias, como marcar pontos com técnicas de chutes, socos e derrubadas.
As lutas normalmente são realizadas em um ringue e geralmente duram de dois a três rounds, com cada round tendo duração de dois a três minutos, dependendo das regras e regulamentos do evento.
Existe também a competição realizada sem uso de ringue, onde os lutadores têm que lutar dentro de uma área marcada, se saírem da área vão perdendo pontos podendo ocasionar a derrota na luta.
Basicamente a luta é vencida quando ocorre:
- Nocaute
- Desistência do adversário
- Melhor pontuação
- Faltas graves do adversário
O Sanshou/Sanda é frequentemente usado como treinamento para militares e forças de segurança, bem como em artes marciais mistas, MMA.
Mestre Gilmar Dantas
Veja lutas com a modalidade:
|