Associação Pak entrevistas
flaventrev.jpg (10215 bytes)

Flavio Dantas

Contador

 

Filmes e Revistas de kung fu foram o meu incentivo inicial....

-Sempre gostei muito de filmes e revistas de artes marciais e através de meu irmão Mestre Gilmar Dantas fui iniciado no verdadeiro caminho da arte marcial.

Aluno tão antigo quanto a própria Associação Pak...

-Eu fui o primeiro aluno da Associação Pak. Estava lá no primeiro dia de aula (01/07/84). No começo era só eu e mais um amigo que fazíamos aula com Mestre Gilmar Dantas. Eram tempos difíceis. Tínhamos que ter muita força de vontade. O treino era muito puxado e ao relento. Nesses anos todos muitas coisas aconteceram. A Pak cresceu e se tornou uma grande organização de kung fu.

O desenvolvimento, mas por completo...

Nosso treinamento atual esta mais aprimorado do que antes. Visa o desenvolvimento por completo das qualidades físicas e emocionais do praticante, para uma efetiva aplicação das técnicas aprendidas. Não importando muito seu biótipo. Fortalece não só o corpo mas nosso caráter, através de disciplina, auto-confiança e equilíbrio de nossas ações.

Professor que é irmão....

-Professor, mestre , Si-Fu, é todo aquele que detém ou domina com maestria um conhecimento específico (no caso arte marcial chinesa). E que faça com que esse conhecimento chegue a quem deseje também dominar e usufruir de tal conhecimento.

 

Um grande professor é o que faz com seus alunos se apercebam disso e desejem ser com ele. O meu irmão e mestre (Gilmar Dantas), é um desses raros exemplos. Um grande estudioso e conhecedor de artes marciais e suas particularidades. Ele consegui transmitir seu conhecimento com muita precisão aos alunos. É um exemplo a ser seguido.

Um ambiente como o de casa mesmo....

-Na Assoc. Pak, o ambiente é muito bom. Onde a grande maioria busca o mesmo objetivo. Onde prevalece a amizade, cooperação e respeito aos companheiros.

 

 

Fortalecimento e definição de minha musculatura...

- O treinamento fortaleceu e definiu minha musculatura. Na parte aeróbica não consegui 100% de aproveitamento. Mas foi mais por deficiência física minha, do que pelo método de treinamento que é excelente.

 

Nesses anos todos aprendi uma variedade imensa de técnicas...

- As técnicas são as mais diversificadas possíveis . Envolvendo golpes, chutes, agarres, lutas no solo, lutas em estilos variados, saltos , esquivas e ataques. Ainda os movimentos que imitam os animais, técnicas com armas diversas.

 

Tudo isso é de uma efetividade imensa na defesa pessoal. Você praticamente esta preparado pro que der e vier.

O que é renegado em muitas escolas, aqui se dá grande valor...

-Os ensinamentos que nos são passados pelo nosso Mestre , nos capacita a absorver todo o potencial da parte filosófica e mental da arte marcial. Muitas escolas por ai, colocam isso em segundo plano. Tão importante quanto a parte física, a emocional é a que faz com que o praticante desenvolva plenamente sua capacidade e potencial ao máximo. Dando-lhe equilíbrio, paz, e uma visão mais abrangente do que lhe é ensinado.

 

Eu era alguém com muitas inseguranças....

-Eu não me conhecia. Aos poucos com o treinamento fui me tornando mais seguro e descobrindo meus pontos fortes e fracos. Comecei a ver minhas verdades interiores. Meu caráter se fortaleceu. E essa evolução me deixou bem mais confiante para participar então de campeonatos. Representei a Associação Pak em muitos eventos e fui campeão em alguns deles. Os campeonatos são excelentes laboratórios para testar nossas capacidades mentais e físicas.

 

 

Meu futuro no kung fu....

-Tenho um projeto de me tornar mestre também e ministrar aulas em academias. Atualmente já estou com a graduação de "Si-Fu" (pois me formei em 2004 na Pak) e auxilio o Mestre Gilmar como professor assistente.     É muito gratificante poder transmitir os conhecimentos que adquiri nesses anos todos e ajudar muitas pessoas a se beneficiarem com essa grande arte.

 

Meu recado....

- Recomendo a todos, que busquem uma oportunidade ( como a que eu tive) de poder usufruir dessa milenar arte que nos é ensinada aqui na Associação Pak. E que através desses ensinamentos possamos ser mais útil a nós mesmos, aos que nos cercam e a toda humanidade.


 

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin)

<< mais entrevistas