A história de Mestre Gilmar Dantas

Mestre  Gilmar Dantas

    >> Nascido no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, em 24 de  outubro de 1960, Mestre Gilmar ficou fascinado pelo Kung - Fu  aos 16 anos, após ter assistido um filme no cinema sobre a vida do  lendário Bruce Lee. Imediatamente começou a pesquisar bastante sobre a vida desse grande artista marcial e o Kung- Fu, já que essa arte era pouco conhecida aqui no Brasil na época . Tendo visitado várias academias pôr toda a cidade naquele mesmo ano em 1976 iniciou seu aprendizado com mestre Chen Ming Wah, um dos alunos mais antigos do Grão Mestre Chan K. Wai da Academia Sino Brasileira de kung fu. Os dois anos de treinamento com mestre Chen não foram nada fáceis. Mestre Gilmar trabalhava em uma empresa de transporte durante o dia  e a noite estudava no colégio técnico,  restando somente  os finais de semana para se dedicar ao kung fu.

- Lembro-me que foram dias de muita força de vontade e determinação. O treinamento era forte e exigia muito de todos nós. No Sábado iniciava pôr volta das 13 hrs e terminava lá pelas 19 hrs. No Domingo as 8 hrs o professor iniciava a aula e terminava pôr volta das 13 hrs.

  Isso tudo somado a semana agitada de trabalho e estudo causava uma certa estafa  física e mental que levaram muitos alunos a desistirem. Muitas vezes eu também   pensei em desistir, mas meu amor pela arte marcial falou mais alto.

                                                                         (Biograf. Mestre . Gilmar Dantas - Arquivos da Assoc. Pak)

  Um outro ponto marcante naquela época era o combate. Ao mesmo tempo forte e com grande controle dos golpes. Apesar desse controle, freqüentemente ocorriam  acidentes devido a falta de experiência dos novatos,   o que é perfeitamente normal em uma academia.

  - Logo que comecei a lutar foram muitas as vezes em que me acidentei nos  combates e isso sempre causava muita preocupação em minha mãe.

    Certa vez cheguei em casa com meu olho esquerdo totalmente roxo e inchado  devido á um golpe mais forte que levei durante o treinamento de combate para o  campeonato que se aproximava. Minha mãe ficou muita irritada e começou a  brigar comigo dizendo que ia me tirar da academia, e que eu era a única pessoa  que ela conhecia que pagava para apanhar.

    Depois de acalmados os ânimos eu acabei pôr convencê-la de que a única  maneira de se aprender a lutar é lutando. E quanto mais a gente luta mais experiência se adquire, pôr isso os alunos mais antigos dificilmente  se machucam nos combates.

    Algumas semanas depois conquistei o 1º lugar no campeonato em minha  categoria.

   Eu nunca vou esquecer a expressão de surpresa e contentamento de minha mãe  quando lhe mostrei o troféu de campeão.  

                                                                                 ( Biograf. Mestre Gilmar Dantas - Arquivos da Assoc. Pak)

Campeonato realizado em dezembro de 1978   
Mestre Gilmar (em destaque) campeão em sua categoria

Em 1979 o prof. Chen recebeu um convite financeiramente irrecusável para trabalhar na China, e ele teve que fechar a academia .

  Nesse mesmo ano Mestre Gilmar iniciava se aprendizado com Grão Mestre Chan na Academia Sino Brasileira de kung fu, na época localizada no bairro da Barra Funda - SP.

  Em março de 1986, Grão Mestre Chan K. Wai concede a seu aluno Gilmar Dantas o diploma de formado no estilo Shao Lin do Norte.

Mestre Gilmar recebendo o diploma das mãos
 de Grão Mestre Chan Kowk Wai - março de 1986

- Foi uma época muito importante para mim os primeiros anos com mestre Chan,  pois tínhamos uma equipe bastante unida e disciplinada. Praticamente todos os que  treinavam seriamente atingiram o máximo de suas potencialidades.

Mestre Gilmar em um dia de aula ao lado de
 Grão Mestre Chan  -  1983

Os treinamentos eram praticamente diários e duravam de 3 a 4 horas . Lembro-me  de poder lutar no sistema que denominamos "super pesado", pôr aproximadamente 1 hora (no combate super pesado a regra era ser extremamente técnico e aplicar  os  golpes com força total, exceto nas áreas consideradas perigosas).
Mestre Gilmar treinando técnicas de chutes - 1983
 

Mestre Gilmar treinando técnica com o Facão - 1983
São inúmeras as armas no estilo Shao Lin do Norte.
Conforme podemos observar ao fundo na foto.

- Além disso treinávamos os 11 katis de Shao Lin intercalados com 10 respirações ( Siu-cantson) e tudo muito forte.

Infelizmente naquela época ainda não existiam as grandes federações de  artes   marciais como nos dias de hoje, porque se existissem poderíamos aplicar todo esse  potencial em campeonatos e com certeza obteríamos excelentes resultados.

                                                                                                                                                                                                                      ( Biograf. Mestre Gilmar Dantas - Arquivos da Assoc. Pak)

 Aluno de Grão Mestre Chan por mais de três décadas, Mestre Gilmar sempre teve grande respeito e admiração pôr seu mestre. Não só pelo fato de Mestre Chan ter sido uma grande autoridade mundial no kung fu Shao Lin do Norte, mas acima de tudo, como exemplo de pessoa e mestre que praticamente dedicou toda a sua vida no ensino do kung fu. Infelizmente em janeiro de 2022 mestre Chan veio a falecer, devido a complicações nos pulmões e sistema respiratório. Ele tinha 87 anos e o mundo do kung fu perdia assim uma de suas figuras mais ilustres.

Mestre Gilmar recebendo uma homenagem de Grão Mestre Chan - 1998

Sendo o fundador e atual Presidente da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu, mestre Gilmar dedica boa parte de seu tempo na administração, ensino e também na formação de professores para a Associação Pak Shao Lin.

Tendo ainda como uma de suas prioridades, a abertura de novas filiais na cidade de São Paulo. Em 1995 mestre Gilmar iniciou um trabalho dentro da Associação Pak com uma meta ambiciosa. Ele criou a equipe Pak Shao Lin de competições com o objetivo de disputar e conquistar bons resultados, em todos os campeonatos oficiais e importantes de artes marciais aqui no Brasil. E isso de fato aconteceu alguns anos depois, com seus alunos sendo campeões em praticamente todos os eventos promovidos pelas mais importantes federações de kung fu e de artes marciais. Como técnico preparador para competições, teve alunos campeões Paulista, Brasileiro, Sul-americano, Pan-americano e Mundial.

Mestre Gilmar (em destaque) iniciando a aula na
Associação Pak Shao Lin - 
foto de 1998

 

 

Mestre Gilmar Dantas recebendo o
diploma de mestre na Associação Pak durante a
 festa do evento em 2001

O ano de 2001, foi também um ano marcante na vida de mestre Gilmar. No dia 1 de dezembro do respectivo ano , ele recebeu o titulo de “mestre” pela Associação Pak Shao Lin, após estarem cumpridas todas as exigências requeridas segundo as normas e regulamentos da instituição.  

 

Entre os requisitos necessários estão: 15 anos ou mais de pratica comprovada, idade acima de 35 anos e a formação de um professor no estilo pelos exigentes padrões da Associação. O professor formado na ocasião foi Robson Nobre, que se formou após 8 anos de muito treinamento. Ele também foi o primeiro discípulo formado por mestre Gilmar. Três anos depois, precisamente em 2004, seria a vez de Flávio Dantas (irmão de mestre Gilmar) e o aluno Willians Correia, que também foram formados no estilo pelo mestre Gilmar Dantas. Na ocasião houve uma grande festa para celebrar essas formaturas e também os 20 anos da Academia.

A titulo de conhecimento e aprimoramento profissional nessa área, em 2003 mestre Gilmar estudou na F.M.U. – Faculdades Metropolitanas Unidas, tendo concluído os seguintes cursos de extensão universitária:

- Musculação
- Reeducação Postural
- Gerenciamento de academias
- Suplementação Nutricional
- Ginástica Laboral
- Biomecânica – Método T.M.S.

Mestre Gilmar tem formação superior em Gestão Financeira, pela Universidade Nove de Julho.

Em 2007 mestre Gilmar foi um dos homenageados pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo por serviços prestados ao esporte.

Na foto acima vemos mestre Gilmar Dantas recebendo a homenagem do vereador Toninho Paiva, que também é autor da lei nº 13.573/03 que instituiu o dia 11 de abril como o dia municipal do kung fu.

(ler matéria completa)

Mestre Gilmar se senti muito honrado em fazer parte dessa grande família que através dos séculos vem ensinando e divulgando a Arte Marcial dos Monges de Shao Lin. Ele espera que mais e mais pessoas possam se beneficiar com essa arte, que tantos benefícios trouxe em sua vida e nas vidas daqueles que realmente aprenderam a viver essa doutrina.                                                                                           

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin)