- Lembro-me que foram dias de muita força de vontade e determinação, o treinamento era forte e exigia muito. No Sábado iniciava por volta das 13h e terminava lá pelas 19h, no domingo às 8h o professor iniciava a aula e terminava por volta das 13, 14h. Isso tudo somado a semana agitada de trabalho e estudo causava uma certa estafa física e mental. Muitos alunos nessa situação, desistiam. Muitas vezes eu também pensei em desistir, mas meu amor pela arte marcial foi mais forte e me manteve no caminho.
(Mestre Gilmar Dantas)
Um outro ponto marcante naquela época era o combate. Ao mesmo tempo: forte, técnico e com grande controle dos golpes. Apesar desse controle, as vezes ocorriam acidentes devido a falta de experiência dos novatos, o que é perfeitamente normal em uma academia.
- Logo que comecei a lutar foram muitas as vezes em que me machuquei nos combates e isso sempre causava muita preocupação em minha mãe.
Certa vez cheguei em casa com o meu olho esquerdo totalmente roxo e inchado devido à um golpe mais forte durante o treinamento de combate para um campeonato que se aproximava. Minha mãe ficou muito irritada e começou a brigar comigo dizendo que iria me tirar da academia, e que eu era a única pessoa que ela conhecia que pagava para apanhar.
Depois de acalmados os ânimos eu acabei por convence-la de que a única maneira de se aprender a lutar, é lutando. E quanto mais a gente luta mais experiência se adquire, por isso os alunos mais antigos dificilmente se machucam nos combates. Algumas semanas depois conquistei o 1º lugar no campeonato em minha categoria, e nunca vou esquecer a expressão de surpresa e contentamento de minha mãe, quando lhe mostrei o troféu de campeão.
(Mestre Gilmar Dantas)
 |
Campeonato realizado
em dezembro de 1978
Mestre Gilmar
(em destaque) campeão em sua categoria
Em 1979 o professor Chen recebeu um convite financeiramente irrecusável para trabalhar na China, e ele teve que fechar a academia. Nesse mesmo ano Mestre Gilmar iniciava seu aprendizado com Grão-mestre Chan na academia Sino Brasileira de Kung Fu, na época localizada no bairro da Barra Funda – SP.
- Foi uma época muito importante para mim esses primeiros anos com Mestre Chan, pois tínhamos uma equipe bastante unida, disciplinada, e praticamente todos os que treinavam seriamente atingiram o máximo de suas potencialidades. Os treinamentos eram praticamente diários e duravam de 3 a 4 horas. Criamos um grupo muito bom para lutas. Lembro-me de poder lutar no sistema que denominamos "superpesado" por aproximadamente uma hora. Geralmente os rounds duravam 10 minutos cada, com 2 de intervalo, e troca dos sparrings. No combate superpesado os golpes são extremamente técnicos e aplicados com muita força, exceto nas áreas consideradas perigosas, além disso, fazíamos os 11 catis de shaolin intercalados com 10 respirações (siu cant son) e tudo muito forte. Infelizmente naquela época ainda não existiam aqui no Brasil, as grandes federações e os grandes campeonatos de artes marciais como nos dias de hoje, se existissem com certeza obteríamos excelentes resultados nas lutas, pois a preparação era intensa. Foi uma época muito boa, eu estava no auge da minha forma física e técnica, sempre lembro com carinho e saudades desse tempo. Nunca esquecerei quando recebi o diploma de formado em Shaolin do Norte (foto), das mãos de Grão-mestre Chan, foi em março de 1986.
(Mestre Gilmar Dantas) |
 |
 |
Mestre Gilmar em um dia de aula ao lado de
Grão Mestre Chan - 1983 |
 |
Mestre
Gilmar treinando técnicas de chutes - 1983 |
 |
 |
Mestre
Gilmar treinando técnica com o Facão - 1983
São inúmeras as armas no estilo Shao Lin do Norte.
Conforme podemos
observar ao fundo na foto. |
Mestre Gilmar sempre teve grande respeito e admiração por seu mestre, não só pelo fato de Mestre Chan em vida, ter sido um dos maiores nomes do kung fu shaolin do norte no mundo, mas acima de tudo, como pessoa que dedicou toda a sua vida no ensino da arte. Ele foi um grande exemplo de ser humano, moldado pela disciplina, honra e caráter. Como discípulo de Grão-mestre Chan Kowk Wai durante muitos anos, Mestre Gilmar aprendeu os principais estilos de kung fu.
Como estudioso desses estilos há muitos anos, Mestre Gilmar é desenvolvedor de métodos de treinamento e aplicações técnicas visando um domínio mais prático e eficiente para a conjuntura dos dias atuais.
Sendo o fundador e atual presidente da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu e Tai Chi Chuan, dedica boa parte de seu tempo na administração, ensino e também na formação de professores para sua associação, visando o crescimento da organização. Em 1995 Mestre Gilmar iniciou um trabalho dentro da Associação Pak com uma meta ambiciosa. Ele criou a equipe Pak Shaolin de competições com o objetivo de disputar e conquistar bons resultados, em todos os campeonatos oficiais e importantes de artes marciais aqui no Brasil. E isso de fato aconteceu alguns anos depois, com seus alunos sendo campeões em praticamente todos os eventos promovidos pelas mais importantes federações de kung fu e de artes marciais. Entre eles, campeonatos: Paulista, Brasileiro, Sul-americano, Pan-americano e Mundial
Confira aqui na nossa página dos campeonatos |
 |
Mestre Gilmar recebendo uma homenagem de
Grão Mestre Chan Kowk Wai - 1998 |
 |
Mestre Gilmar iniciando a aula na
Associação Pak Shao Lin - foto de 1998 |
 |
O ano de 2001 foi também um ano marcante na vida de Mestre Gilmar. No dia 1º de dezembro do respectivo ano, ele recebeu o tão esperado título de “Mestre” (foto acima) de acordo com as normas, regulamentos e os exigentes padrões da Associação Pak Shao Lin. O direito foi adquirido, após formar no estilo (em nível de Si fu) seu aluno Robson Nobre. O Robson foi o primeiro discípulo de Mestre Gilmar a formar-se Si fu Camisa Preta após 8 anos de muito treinamento.
Posteriormente Mestre Gilmar formou outros Si fus e Mestres, conforme abaixo.
-
2004, Flávio Dantas (irmão de Mestre Gilmar) e Willians Correia, com títulos de Si-fus.
- 2014, Felipe Giorgi, título de Si fu.
- 2018, Égon Rodrigues com título de Si-fu e Willians Correia com título de Mestre.
- 2024, Veronaldo Félix, Érick Munekata, Felipe Novack, com títulos de Si fus. E Robson Nobre com título de Mestre.
Em total conformidade com as normas e regulamentos da Associação Pak, obtiveram suas camisas pretas e títulos de Si-Fus e Mestres.
|
 |
Mestre Gilmar Dantas durante a festa dos 40 anos da Pak
e formaturas dos alunos (2024) |
Clique nos links abaixo, para ver todas as festas e grandes eventos de formaturas dos Mestres e Si fus da Pak.
- Mestre Gillmar Dantas e Si fu Robson Nobre (2001)
- Si fus: Flavio Dantas e Willians Correia (2004)
- Si fu Felipe Giorgi (2014)
- Si fu Égon Rodrigues e Mestre Willians Correia (2018)
- Si fus: Veronaldo Félix, Érick Munekata, Felipe Novack, Mestre Robson Nobre (2024)
A título de conhecimento e aprimoramento profissional, cumprindo ainda diretrizes do CREF/SP (Conselho Regional de Educação Física), em 2003 Mestre Gilmar estudou na F.M.U, Faculdades Metropolitanas Unidas, tendo concluído os seguintes cursos de extensão universitária: Musculação; Reeducação Postural; Gerenciamento de academias; Suplementação Nutricional; Ginástica Laboral; Biomecânica – Método T.M.S.
Mestre Gilmar também é formado pela Universidade Nove de Julho na área de Gestão Financeira.
 |
Em 2007 ele foi um dos homenageados pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo, por serviços prestados ao esporte. Na foto ao lado, vemos Mestre Gilmar Dantas recebendo a homenagem do vereador Toninho Paiva, que também é autor da lei nº 13.573/03 que instituiu o dia 11 de abril como o dia municipal do kung fu.
Clique aqui para ver a página da solenidade |
 |
Mestre Gilmar com seus professores, Grão-mestre Chan e Mestre Chen, na
festa comemorando os 50 anos de ensino do kung fu no Brasil,
pelo Grão-mestre Chan Kowk Wai (2010)
|
Mestre Gilmar sempre diz que se sente muito feliz e honrado, por fazer parte dessa nobre família de grandes mestres e professores, que através dos séculos vem ensinando e divulgando o Kung Fu. E espera que mais e mais pessoas possam se beneficiar com essa arte, que tantos benefícios trouxe para sua vida e para as vidas daqueles que realmente aprenderam a viver essa doutrina.
(Arquivos da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu - atualizado 2024)
|
|
|