A história de si-fu Robson Nobre

Si-fu Robson Nobre

- Nascido em 21 de julho de 1972 no estado do Rio de Janeiro, desde pequeno sempre foi apaixonado por artes marciais. Por volta de 1982, foi inaugurada uma academia de Tae Kwon Do perto de sua casa; nessa época Si-Fu Robson tinha cerca de 10 anos de idade e já era fanático pôr filmes de artes marciais. Estava sempre nessa academia assistindo as aulas. À partir do primeiro dia em que assistiu, pediu para que seus pais lhe matriculasse, mas eles não queriam que praticasse. Achavam que o filho era muito novo para treinar e a mensalidade era muito cara. O garoto Robson tinha que contentar-se em só assistir as aulas do lado de fora. Não faltava a nenhuma delas e freqüentava mais do que muitos alunos matriculados. Todos da academia inclusive os professores conheciam o garoto Robson e queriam conhecer seus pais.

 

-Toda aula que eu assistia, quando chegava em casa imitava todos os movimentos que conseguisse decorar, sabia fazer vários golpes e vários chutes, sem que o professor ficasse sabendo.

Certo dia convenci meus pais a irem até a academia,; todos ficaram muito surpresos quando lhes mostrei o que tinha aprendido somente assistindo as aulas.

Meu pais admirados com o que eu tinha apresentado trataram logo de me matricular. Foi um dia de muita alegria para mim. Me lembro também quando eu ganhei o meu primeiro kimono, fiquei maravilhado com o momento.

(Biograf. de Si-fu Robson - Arquivos da Assoc. Pak Shao Lin)

Após 2 anos treinando, a academia teve que mudar para um local bem longe de sua casa, obrigando Si-Fu Robson a parar com os treinamentos. Aos 15 anos voltou ao mundo das artes marciais e passou a treinar então o kung fu. Só que não era um kung fu autêntico, reconhecido na genealogia dos grandes estilos chineses. Segundo o professor o estilo era  proveniente do Vietnã , e não tinha uma  base concreta e muito menos tradicional. Era de muita pouca técnica e enfatizava mais o trabalho de força e resistência física.

- Para se ter uma idéia , nas flexões bate soco tinha que sair sangue das mãos. Se não saísse, é porque não estava sendo feito direito. Os katis deles não acabavam no mesmo lugar, mas ninguém ligava para isso. Na realidade não tínhamos informações concretas sobre o estilo, professor ,academia, etc. E muito menos sobre os grandes estilos de kung fu . Como o Shao Lin do Norte por exemplo.

Depois de uns 3 anos de treinamento, o professor nos informou que tinha ficado muito decepcionado com o estilo que ensinava pois tinha conhecido o verdadeiro, autêntico e tradicional estilo de kung fu. " Coincidentemente o "Shao Lin do Norte".

(Biograf. de Si-fu Robson - Arquivos da Assoc. Pak Shao Lin)
 

Com pouco mais de 20 anos de idade , tendo estudado e formando-se Sargento pela " Escola de Especialista de Sargento da Aeronáutica" em Guaratinguetá – SP ; Si-Fu Robson foi designado para trabalhar na Capital em São Paulo. Chegando lá começou a procurar um boa academia de kung fu. Finalmente em fevereiro de 1994 encontra Mestre Gilmar Dantas, descendente direto de Grão Mestre Chan K. Wai em Shao Lin do Norte.

 

- A academia ficava no bairro de Santana, era uma sala grande e bem equipada, um detalhe me chamou muita a atenção, as inúmeras fotos de alunos e ex-alunos que ficavam fixadas na paredes. O começo foi muito difícil para mim. Pôr se tratar de um estilo forte e muito rico em técnicas, achava muita dificuldade em trabalhar principalmente com os punhos, já com as pernas foi mais fácil. Decorridos alguns meses de treinamento pedi a Mestre Gilmar que me treinasse fortemente, pois queria fazer parte da equipe de competição da Pak. Tinha muita vontade de participar das grandes competições de artes marciais. Eu e alguns outros colegas iniciamos então uma dura rotina de treinamentos que exigia muito de todos nós. Apesar das dificuldades nunca duvidei de meu potencial e capacidade. Sabia que os resultados viriam; mais cedo ou mais tarde.

 

Já em seu 1º grande Campeonato (Copa Brasil de Artes Marciais / agosto de 1995) Si-Fu Robson se destaca na equipe da Pak, conseguindo um 2º lugar em combate. Iniciava-se assim uma grande trajetória de conquistas e premiações que muitas alegrias tem dado a Mestre Gilmar e a todos na Associação Pak.

camp95e.jpg (12863 bytes)

Em praticamente todos os grandes eventos de que participou nos últimos anos, Si-Fu Robson tem sido presença constante nos pódios de premiação; ( veja em "Campeonatos conquistados") estando sempre entre os primeiros colocados. Já foi varias vezes campeão Paulista ,Brasileiro e Sul-americano nas categorias de que participa. Mas um grande evento marcou definitivamente sua vida. Seu primeiro Campeonato Sul-americano em 1999.

 

<<< Vice-campeão já em seu 1º grande campeonato

 

-Foi um evento grande com inúmeros atletas de varias modalidades marciais. Todos dá Pak sabiam que seria um campeonato dificílimo. Mas afinal havíamos treinado muito para esse dia e com certeza não iríamos decepcionar.  Para mim      foi sem dúvida o campeonato mais emocionante da minha vida.

Campeonato Sul-americano de 1999 >>>

sula99e.jpg (19820 bytes)

Na categoria formas eu tinha ido muito bem. Fui campeão com "Armas" e vice com "Mãos nuas", mas o melhor estava ainda por vir.  A conquista de campeão em combate na categoria máxima! Já tinha derrotado um faixa preta de Tae Kwon Do . O qual tinha feito uma apresentação muito boa no começo do campeonato. Fiquei muito impressionado com sua habilidade com as pernas. Quando fiquei sabendo que minha primeira luta iria ser com ele, tive uma certa preocupação, mas nosso kung fu foi superior.

sula99n.jpg (22717 bytes)



-Na semifinal derrotei um forte professor de Kick-boxer e classifiquei para final onde travei uma verdadeira batalha com o faixa preta de Karate-do Chileno. Ele tinha mais experiência que eu , era o primeiro campeonato que eu participava como professor. A luta estava disputadíssima e acabou indo para a prorrogação . A torcida da Pak e nossa equipe começaram a me incentivar e vibrar bastante . Derrepente todos os brasileiros que estavam no ginásio, também começaram a gritar meu nome e torcer pôr mim, foi o incentivo que precisava para poder derrotar o adversário.

Quando a luta terminou, peguei uma bandeira do Brasil e comecei agitar com muita emoção e todos da arquibancada me aplaudiram. Este campeonato foi realmente inesquecível para todos nós!

(Biograf. de Si-fu Robson - Arquivos da Assoc. Pak Shao Lin)
 

sula99i.jpg (17999 bytes)

Si-fu Robson vibrando bastante ao tornar-se campeão da categoria máxima do evento na categoria combate

<<< >>>

 

sula99r.jpg (12338 bytes)

Em 2000 Si-fu Robson foi convidado a participar do segundo campeonato Sul-americano de Artes Marciais, realizado em San Lorenzo no Paraguai. Foi considerado o melhor atleta da delegação brasileira, tornando-se ainda bi-campeão Sul-americano em "Formas com Armas" ao obter o 1º lugar na categoria máxima faixa preta e professores.

 
form22.jpg (7001 bytes)

 

Um outro dia também marcante e inesquecível em sua vida, foi quando recebeu de Mestre Gilmar Dantas em 1º de Dezembro de 2001; a tão esperada graduação de Si-Fu no nosso estilo. Foram 8 anos de dura prática e estudo do kung fu nos exigentes padrões da Pak.
Si- Fu Robson e mestre Gilmar, realizaram uma grande festa de formatura para marcar essa data muito especial na nossa história. Si- fu Robson, como o primeiro aluno formado por mestre Gilmar na Associação Pak; e o próprio mestre Gilmar que nesse dia recebeu o titulo de "mestre", de acordo com nossas normas e regulamentos.

Si-fu Robson atualmente dedica boa parte de seu tempo no ensino do kung fu e administração de sua academia, já que agora é também um professor da Assoc. Pak. Alguns de seus alunos já estão se destacando no estilo e em competições, a exemplo de seu professor.

Sendo uma grande pessoa; amigo particular de Mestre Gilmar e de tantos outros alunos na Pak, Si-Fu Robson é muito querido por todos. Pois é amigo sincero honrado e verdadeiro assim como deve ser todo aquele que pratica nossa arte marcial . Seguindo seus Mestres superiores, Si-Fu Robson também empenha-se ao máximo para que nossa arte e tradições , sejam mantidas e transmitidas de maneira correta beneficiando o maior número de pessoas possível . A exemplo do que aconteceu consigo próprio.

 

Em julho de 2019, a Câmara Municipal de São José dos Campos, homenageou mestres e professores de todas as artes marciais do município. Si-fu Robson foi um deles. O evento reuniu cerca de 150 professores e mestres de diversas modalidades marciais como, kung fu, taekwondo, Jiu jitsu, judô, capoeira, karatê, aikido, boxe, sanda. Si-Fu Robson Nobre, professor e representante da Associação Pak Shao Lin na cidade, foi um dos homenageados. Um reconhecimento merecido para um excelente profissional, que atua como professor desde 1995 com muita competência e seriedade no ensino do kung fu.

 

Arquivos da Associação Pak Shao Lin de kung fu - Junho -2002 (atualizado maio 2022)